Quantidade de Páginas visitadas


 

REGIMENTO ESCOLAR


DADOS HISTÓRICOS DO ESTABELECIMENTO


O Colégio Estadual Júlia Wanderley - Ensino Fundamental, Médio e Profissional, do Município de Curitiba, Estado do Paraná, iniciou suas atividades com o Ensino de 1º Grau (Fundamental), no ano letivo de 1947.

O Decreto de Criação, sob nº. 2.267/46, com data de 29 de janeiro de 1946, publicado no Diário Oficial de 04 de fevereiro de 1946, foi assinado pelo Interventor Manoel Ribas e resultou da transformação da então Escola do Bigorrilho, como era denominada, no Grupo Escolar Julia Wanderley.

A sua inauguração ocorreu no dia 15 de novembro de 1946, sendo então governador do Estado do Paraná, o Dr. Brasil Pinheiro Machado.

Foi designada sua primeira Diretora a Professora Isolda Schmid.

Este Colégio, em sua denominação e constituição atual, resultou da reorganização de dois antigos Estabelecimentos de Ensino: Grupo Escolar Júlia Wanderley, criado pelo já referido Decreto nº. 2.267/46, de 29/01/1946 e Escola Normal Colegial Estadual Professora Diva Vidal, criada pelo Decreto nº. 19.778/58, de 04/11/1958, ambos do Município de Curitiba.

A referida reorganização foi oficializada através do Decreto nº. 1371 de 23 de dezembro de 1975, publicado em Diário Oficial no dia 30 de dezembro de 1975, quando ficou autorizado a funcionar com o nome de Colégio Estadual Júlia Wanderley.

Através da Resolução nº. 236/82 de 28 de janeiro de 1982, publicada no Diário Oficial de 12/02/1982, este Estabelecimento foi reconhecido como Colégio Júlia Wanderley - Ensino de 1° e 2° Graus. Em 1983, passou a denominar-se Colégio Estadual Júlia Wanderley - Ensino de 1° e 2° Graus.

A Renovação de Reconhecimento do Estabelecimento, bem como o reconhecimento de seus níveis de Ensino Fundamental e Médio ocorreu no ano de 2003, através das Resoluções nºs 1.731/03 e 1.787/03, datadas de 02 de junho de 2003 e 09 de junho de 2003 publicadas nos Diários Oficiais de 10/07//2003 e 24/07/2003.


A Resolução nº. 0937/06 de 17 de março de 2006 publicado no Diário Oficial de 12 de abril de 2006 alterou o nome do Estabelecimento para Colégio Estadual Júlia Wanderley – Ensino Fundamental Médio e Profissional.

A referida Resolução credenciou o Colégio Estadual Júlia Wanderley para ofertar a partir de 2005 o Curso de Educação Profissional, em nível de Ensino Médio, nas modalidades Integrada – Ensino Médio e Subseqüente – Educação Profissional.

TITULO I

DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

 

CAPÍTULO I

DA LOCALIZAÇÃO E PROPRIEDADE


ARTIGO 1º - O Colégio Estadual Júlia Wanderley – Ensino Fundamental, Médio e Profissional, está localizado na Avenida Dr. Vicente Machado nº. 1643, bairro Batel, CEP 80440-020, na cidade de Curitiba, capital do Estado do Paraná.


ARTIGO 2º - O Estabelecimento acima, identificado neste Regimento como Colégio, Escola ou Estabelecimento, tem como Entidade Mantenedora o Governo do Estado do Paraná, representado pela Secretaria de Estado da Educação.


CAPÍTULO II

DAS FINALIDADES DO ESTABELECIMENTO


ARTIGO 3º - O Estabelecimento tem por finalidade ministrar o Curso de Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Profissional de nível Médio Integrado e Subseqüente, assegurando aos seus alunos, sem distinção de sexo, raça, cor, situação econômica, credo religioso ou político, a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhes os meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores, na conformidade da legislação educacional em vigor.


CAPÍTULO III

DAS MODALIDADES E OBJETIVOS


ARTIGO 4º - O Colégio Estadual Júlia Wanderley ofertará aos alunos regularmente matriculados, as seguintes modalidades de ensino:


  1. Ensino Fundamental:

a) Ensino Fundamental - Ciclo Básico de Alfabetização – CBA, de 1ª a 4ª séries;

b) Ensino Fundamental Regular - 5ª a 8ª séries.


  1. Ensino Médio:

a) Regular de 1ª a 3ª séries;

b) Técnico Integrado – 1ª a 4ª Séries;


  1. Educação Profissional:

      1. Educação Profissional - Técnico Turismo Guia Regional Subseqüente- 1º ao 3º Semestre.

      2. Educação Profissional – Técnico em Nutrição – PROEJA – 1º ao 6º Semestre

Parágrafo Único – Nos termos da legislação escolar vigente, o Estabelecimento poderá vir a ofertar o Ensino Fundamental de 9 anos respeitando os cronogramas Secretaria de Estado da Educação, o Ensino Fundamental com nove anos de duração, sendo os primeiros cinco anos do CBA – Ciclo Básico de Alfabetização, e os últimos quatro anos, organizados de 6ª a 9ª séries.


ARTIGO 5º - O Colégio Estadual Júlia Wanderley tem como objetivo geral proporcionar ao educando igualdade de condições para o acesso e permanência na escola, vedada qualquer forma de discriminação e segregação, com gratuidade de ensino numa gestão democrática e colegiada, buscando a valorização dos profissionais de ensino e a garantia de uma educação básica unitária.


ARTIGO 6º - Os objetivos do Colégio são os seguintes:

      1. Resgate da intencionalidade da ação, possibilitando a (re) significação do trabalho escolar;

      2. Superar o caráter fragmentado das práticas em educação, a mera justaposição;

      3. Racionalização dos esforços e recursos utilizados para atingir fins essenciais do processo educacional;

      4. Ajudar a superar as imposições ou disputas de vontade individuais, na medida em que há um referencial construído e assumido coletivamente.

      5. Aumentar o grau de realização, concretização e, portanto de satisfação do trabalho;

      6. Fortalecer o grupo para enfrentar conflitos e contradições, fazendo com que se perceba que conflitos e contradições não são “problemas”, mas mola de engrenagem para a resolução deles e que através de discussões, respeito, conhecimento solidariedade e parcerias, tornam-se alavancas para o fortalecimento do grupo;

      7. Propiciar a construção de uma sociedade justa e humana;

      8. Contribuir para a formação do cidadão, compromissada com o bem comum, conhecedor de seus direitos e deveres;

      9. Propor ensino de qualidade que garanta acesso e permanência dos alunos na Escola.


TÍTULO II

DA GESTÃO ESCOLAR


CAPÍTULO I

DA COMPOSIÇÃO


ARTIGO 7º - O Colégio Estadual Júlia Wanderley, estrutural e funcionalmente, compõe-se dos seguintes órgãos:

  1. Conselho Escolar

  2. Equipe de Direção

a) Direção

b) Direção Auxiliar

c) Secretaria Geral

      1. Equipe Pedagógica:

a) Supervisão Escolar;

b) Orientação Educacional;

c) Coordenação do Ciclo Básico de Alfabetização;

d) Coordenação de Curso (Educação Profissional);

e) Coordenação de Estágio

IV. Organização Pedagógica:

a) Corpo Docente;

b) Conselho de Classe;

V. Equipe de Apoio Pedagógico

a) Biblioteca;

c) Laboratório de Nutrição.

VI. Equipe Administrativa:

    1. Secretaria;

    2. Laboratório de Informática;

 








Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito